Universidades comunitárias gaúchas debatem a importância da inovação

Secretária Kakuta representou o governo do estado na cerimônia de abertura do Forúm
Iniciou nesta terça-feira (06), em Santa Cruz do Sul, o VI Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG. O encontro pretende discutir a educação e a cultura empreendedora por meio de experiências das instituições comunitárias de ensino superior. A secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, representou o governo do estado na cerimônia de abertura, que aconteceu na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.
Na oportunidade, ela destacou a importância das novas tecnologias de produção diante da mudança demográfica do Rio Grande do Sul, com aumento da população idosa e menos mão de obra. Neste sentido, Susana afirmou que não é possível inovar sem educação e lembrou que o estado possui um importante conjunto de universidades, além de setores econômicos tradicionais, como o calçadista e de máquinas agrícolas. “Temos que capear os setores tradicionais de nossa economia com tecnologia e inovação. Um exemplo disso é a incorporação da microeletrônica nas máquinas agrícolas”, afirmou Susana.
Na abertura do evento, o diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Michel Zanoni Camargo, disse que o desafio é equalizar as necessidades e demandas da educação, focando na qualidade do ensino. “Para isso, temos que trabalhar individualmente as diversas categorias de instituições de ensino superior”, defendeu ele. Já a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmen Lúcia Helfer, ressaltou que as mudanças acontecem de forma cada vez mais veloz e as universidades têm que mudar seus parâmetros de ensino, pesquisa e extensão para incorporar as demandas sociais em busca da solução de problemas. “O ensino deve estar conectado à realidade da vida, para resolver as questões que o mundo nos coloca”, afirmou ela.
O Fórum termina nesta quarta-feira (07) com uma mesa redonda sobre educação e cultura empreendedora. Paralelamente ao Fórum, acontece o encontro de assessores jurídicos do COMUNG.
O COMUNG foi fundado em 1993 e é considerado o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É integrado por 15 instituições de ensino gaúchas, com 8735 professores , mais de 11 mil funcionários e 89 mil alunos. Ao todo, oferece 1465 cursos de graduação e pós-graduação.