Seminário reforça parceria entre Rio Grande do Sul e Misiones

No pronunciamento aos empresários, o secretário Evandro Fontana destacou as proximidades entre o Rio Grande do Sul e Misiones - Foto: Dudu Leal

O secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, esteve no Seminário Misiones, que foi realizado nesta terça-feira (10/10) na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), representando o governador José Ivo Sartori. O evento contou com a presença do Chefe de Gabinete da Provincia de Misiones, Adolfo Pischick, que representou o governador Hugo Passalacqua.

No pronunciamento aos empresários, o secretário Evandro Fontana destacou as proximidades entre o Rio Grande do Sul e Misiones, tanto no aspecto geográfico, quanto cultural. “O evento é mais uma oportunidade de fortalecer vínculos comerciais ao nível institucional e comercial, além de propiciar o intercâmbio de informações e experiências entre os Estados”, afirmou.

O Governador Hugo Passalacqua já havia visitado o Rio Grande do Sul em outras ocasiões. Em outubro de 2016 foi definido um cronograma de trabalho para que, na retribuição da visita, pudessem ser colhidos resultados das relações bilaterais entre os dois Estados fronteiriços. As tratativas visaram focar na área do meio ambiente, e em setores como turismo, desenvolvimento econômico e agricultura. Na noite da última segunda-feira, Passalacqua esteve o governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini, consolidando o intercâmbio comercial, cultural e governamental.

O Seminário recebeu um grupo de empresários e dirigentes de câmaras de Comércio da Província Argentina de Misiones, localizada junto à fronteira oeste do Rio Grande do Sul, que vêm para prospectar negócios. Estiveram presentes, a Cámara Misionera de Industriales Metalúrgicos; a Cámara Regional de Industria y Comercio de Leandro N. Alem, a Cámara Regional de Industria; Producción y Comercio de Oberá; a Cámara de Produccion, Industria y Comercio de Apóstoles y El Alto Uruguay; a Cámara de Comercio, Industria, Turismo, Producción y Servicios Libertador Gral. San Martin; a Cámara de Comercio, Industria, Comercio Exterior y Afines de Puerto Iguazu e Cámara de Comercio de  Montecarlo.