Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria do Desenvolvimento defende instalação de Free Shops nos municípios gaúchos de fronteira

Publicação:

Assembléia discute free shops e municípios da fronteira
Assembléia discute free shops em municípios da fronteira

Uma audiência pública na Assembléia Legislativa discutiu nesta sexta-feira (07) a instalação de free shops em 32 cidades gêmeas do Brasil com outros países, entre elas, os municípios gaúchos localizados na fronteira com o Uruguai. No evento, promovido pela Frente Parlamentare em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades Gêmeas, a Receita Federal apresentou as últimas regras para instalação dos estabelecimentos, além da lista negativa de produtos que não poderão ser comercializados. O presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Frederico Antunes, do PP, lembrou que dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 32 estão aptos a receber este tipo de empreendimento. Ele também ressaltou que o Rio Grande do Sul já tem um decreto que possibilita a instalação dos free shops no estado.

Já a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT, Sandra Schäfer, afirmou que a instalação dos free shops concretiza a ideia de integração proposta no Mercosul. “A Secretaria do Desenvolvimento defende a instação dos free shops e acredita que estes municípios serão completamente diferentes daqui a alguns anos”, afirmou ela.   

A audiência pública também contou com a presença do superintente da Receita Federal no RS, Luiz Fernando Lorenzi, o prefeito de Chuí, Marco Antônio Barbosa, do presidente da Associação Sul América de Lojas Francas - ASUTIL, Gustavo Fagundes,  e de parlamentares gaúchos, de Rondônia e do Amazonas.

Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia