SDECT reúne Câmaras de Comércio e Indústria para avaliar atração de investimentos

Inv20
Inv20 - Foto: Divulgação SDECT

O secretário Fábio Branco, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, reuniu-se nesta quinta-feira (20) com dirigentes das Câmaras de Comércio que atuam no Rio Grande do Sul para avaliar a conjuntura econômica e a perspectiva de atração de investimentos de novas empresas em  áreas como inovação e tecnologia avançada. Na oportunidade assinalou o programa InvestRS, que busca atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento econômico e tecnológico do Rio Grande do Sul. O InvestRS estimula novos empreendimentos nos setores com potencial estratégico para o estado, como automotivo, energias renováveis, cadeias e sistemas agroindustriais e alimentares, defesa e segurança, tecnologia da informação, indústria oceânica, saúde avançada, transportes, logística e mobilidade urbana e startups. Fábio Branco, assinalou que em sinergia com as entidades e os municípios será constituída uma atuação que prime pelo profissionalismo para obter maiores resultados tanto na atração de investimentos como na  promoção comercial dos produtos fabricados e produzidos no Rio Grande do Sul. Com relação ao InvestRS, identificado através de uma marca própria, disse que a  meta é transformá-lo em programa de estado e que é  necessário construir uma relação de parceria entre os gestores do programa com os dirigentes das Câmaras de Comércio e consulados.

O Rio Grande do Sul é apresentado pelo InvestRS como porta de entrada para a América do Sul, explorando a localização estratégica, a indústria diversificada, a economia internacionalizada, a mão de obra qualificada, a infraestrutura e a qualidade de vida como diferenciais do estado. Todas as informações para auxiliar o investidor são fornecidas por uma equipe multidisciplinar e pelo portal InvestRS (http://www.investrs.com.br). A ferramenta digital é voltada para o mundo dos negócios internacionais, com linguagem profissional, ágil e direta. São parceiros do programa além da FIERGS, o Sistema Farsul, Fecomércio RS, Federasul, SEBRAE e PROCERGS.