Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre a SDECT

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) foi criada em janeiro de 2015 e marca a política do Governo do Estado voltada à promoção do desenvolvimento econômico, à tecnologia e apoio às micro e pequenas empresas. Tem como missão levar o Rio Grande do Sul ao desenvolvimento sustentável, através da inovação, incrementando os setores econômicos tradicionais, atraindo novos investimentos, adensando cadeias produtivas e superando desigualdades regionais.

Atua em conjunto com as demais áreas de governo na implementação de políticas de desenvolvimento do Estado. Em parceria com a Secretaria da Fazenda, a SDECT é responsável por promover e executar políticas de incentivos fiscais voltados ao desenvolvimento regional e setorial.

É responsável pela adoção de políticas de desenvolvimento produtivo do Estado, através de mecanismos de aceleração do crescimento e implementação de projetos relevantes para o RS. Institui programas de desenvolvimento de interesse estratégico do Rio Grande do Sul junto a outros Estados, Municípios e à União, e especialmente atuar na cooperação e relações internacionais.

Aloca recursos intermediados com instituições financeiras públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para o financiamento de projetos de desenvolvimento e infraestrutura do Estado.

Promove o registro e a agilização na constituição de empresas.

Apoia prefeitos e empresários no sentido de identificação de recursos, solicitações técnicas e acompanhamento de implantação e avaliação de impacto de projetos.

A SDECT também implementa a política estadual de fomento à economia solidária e concede suporte administrativo ao conselho do setor, bem como a política estadual de fomento ao segmento e suporte administrativo ao conselho do setor. Estimula a produção e o consumo de bens e serviços oferecidos pelo setor da Economia Popular Solidária, promove a formação, a educação e a capacitação técnica para cooperação e autogestão e a incubação e a assistência técnica para implementação de empreendimentos da economia solidária. Também apoia técnica e financeiramente a recuperação e a reativação de empresas por trabalhadores.

Apoia o empreendedorismo e a competitividade das empresas, assim como a implementação de projetos na área de gestão e de tecnologia da informação.

Executa a política da ciência, tecnologia e inovação e o respectivo planejamento estratégico, assim como promove a divulgação e a transferência de pesquisas científicas e tecnológicas, bem como o desenvolvimento de patentes e de outros dispositivos de registro e proteção à propriedade intelectual. Na mesma área, está a cargo da Secretaria a formação e o desenvolvimento de recursos humanos, incentivando sua capacitação nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia e inovação.

Apoia e estimula órgãos e entidades que investirem em pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, apoiando programas de fomento e atividades de pesquisa. Também promove a implementação e fixação de atividades de alta tecnologia no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, atuando em cooperação com as universidades e com organismos internacionais.

Promove o fomento científico e tecnológico através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Coordenadora do Sistema do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, a SDECT opera conjuntamente com os bancos de fomento, Badesul e Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (BRDE), além de contar com a sintonia do Banrisul.

 Veja o Decreto Estadual nº 53.669/2017 que dispõe a estrutura básica da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (.pdf 1,37 MBytes)

Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia