Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Próxima edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha será na cidade de Colônia

Publicação:

O grupo falou sobre os atrativos da quarta maior cidade alemã
O grupo falou sobre os atrativos da quarta maior cidade alemã

O convite para que o governo do Estado participe da próxima edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), no ano de 2018, foi reforçado durante a edição realizada em Porto Alegre. Na 35ª edição do EEBA 2017, realizada desde o último domingo na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), uma comitiva do governo de Colônia esteve no estande do Invest RS divulgando a organização da próxima rodada.

 

O secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, recebeu Michael Josipovic, Heike Welter e Regina Westhoff, todos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Colônia, acompanhados de diretor adjunto da Câmara de Comércio Brasil e Alemanha, Dietmar Sukop. O grupo falou sobre os atrativos da quarta maior cidade alemã.

 

A cidade possui apresenta oportunidades como a vasta economia internacional, além do turismo e a possibilidade de realização de conferências em ambientes considerados criativos. Colônia é um grande centro econômico de pesquisa e foco de economia digital. O governo do município esteve presente no EEBA 2017 em Porto Alegre, em um espaço que divulga a cidade e a próxima edição. Foram distribuídos materiais em português com todas as potencialidades de Colônia, além de um guia comercial, com a lista de empresas e contatos presentes na cidade.

 

Na terça-feira, último dia do encontro, Evandro avaliou como muito positivas as rodadas realizadas com empresas e representantes de governos do Brasil e da Alemanha. Destacou que em uma das reuniões finais – a 44ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica – foi reforçada a importância da formalização do acordo entre Mercosul e União Europeia, entre vários outros temas de interesse comum.

 

“Esse encontro possibilitou uma aproximação que reforça ainda mais as parcerias entre o Rio Grande do Sul e Alemanha, que é sólida e que se estende desde os aspectos culturais até as relações econômicas”. Segundo o secretário, a Alemanha é hoje o país que mais investe no Brasil, e o EEBA 2017 foi importante para “reforçar uma relação de confiança mútua” entre as partes.

 

O EEBA 2017 é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias da Alemanha (BDI, na sigla em alemã), com a organização da FIERGS. É realizado todos os anos de forma alternada entre os dois países.

Texto: Angela Bortolotto / Ascom Sdect

Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia