Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo apoia a participação de 55 empresas em feiras internacionais em janeiro

Publicação:

BIOTECNO EDIT
BIOTECNO EDIT - Foto: Divulgação
Por Divulgação

O governo do Estado através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – SDECT, apoiará a participação de 55 empresas gaúchas em três feiras e exposições que serão efetivadas no mês de janeiro de 2018. De 15 a 18 de janeiro, 43 empresas gaúchas estarão presentes na Couromoda e ocuparão o estande coletivo com a marca do Rio Grande do Sul, naquela que uma das principais mostra setorial do país e de lançamento da moda outono/inverno.

Na 45ª edição da Feira Internacional de Calçados e Artefatos de Couro e Acessórios de Moda o espaço gaúcho é resultado de uma parceria entre o governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e conta com o apoio das prefeituras de Campo Bom, Novo Hamburgo, Parobé e Sapiranga.

Para a concretização do espaço coletivo de exposição, a SDECT aportou R$ 200 mil, através do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais. A contrapartida das empresas para os módulos de 9 metros quadrados foi de R$ 11.612,50. A Couromoda ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo.

O governo do Estado vai apoiar, também, a participação de expositores do Rio Grande do Sul na Feira Árabe Health, em Dubai/ Emirados Árabes Unidos, através de um estande coletivo localizado no Pavilhão do Brasil.

A Feira ocorre entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018 e a participação no estande não terá custos para os expositores, exceto os relacionados a passagens, hospedagem, alimentação e envio de materiais. Conforme a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da SDECT , Sandra Schäfer, trata-se de uma ação do Cluster de Tecnologias para a Saúde –RS.

Para participar desta ação a empresa deve possuir matriz ou planta produtiva no Rio Grande do Sul, estar em dia com a Fazenda Estadual e formalizar seu processo de adesão ao projeto Brazilian Health Devices da Associação Brasileira da Indústria Médico Hospitalar – ABIMO/Apex-Brasil parceiros da SDECT nesta Ação.

Quatro empresas estarão expondo produtos e serviços. E entre os produtos gaúchos destaque dessa feira estará o refrigerador portátil SmarthBox, desenvolvido pela Biotecno Refrigeração Médica, de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, e que se destina a transportar vacinas aos locais onde se desenvolve campanhas de imunização em áreas de difícil acesso. O equipamento pode ser conectado ao veículo, dispõe de uma bateria que garante autonomia por duas horas e também, o funcionamento na rede elétrica convencional. O refrigerador portátil opera com temperaturas de +2ºC a + 8ºC e graças ao software desenvolvido pela Biotecno pode ser monitorado remotamente.

A terceira mostra de inicio do ano em que as empresas gaúchas terão apoio do governo do Estado será a International Footwear & Leather Show (IFSL) e a Exposição Internacional do Couro e Insumos, Maquinaria e Tecnologia (EICI) que serão efetivadas de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, no Centro de Convenções Carrera, em Bogotá, Colômbia. Oito empresas gaúchas integram a delegação do Rio Grande do Sul e estarão expondo maquinas e equipamentos para a indústria coureiro calçadista.  Sandra Schäfer, assinala que em 2018 as empresas gaúchas, com apoio da SDECT, participarão de dezesseis (16) feiras de caráter internacional.

Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia