FAPERGS abre edital para Programa Internacionalização da Pós-graduação

Divulgação Fapergs
Nesta quinta-feira (29), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul –FAPERGS publicou o Edital 06/2018 Programa de Internacionalização da Pós-graduação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, destinado a pesquisadores doutores interessados em aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu do Rio Grande do Sul recomendados pela CAPES, com instituições conceituadas no exterior.

O objetivo é oportunizar o intercâmbio científico, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras e apoiar parcerias estratégicas entre universidades gaúchas e universidades estrangeiras.

Os projetos deverão contemplar missões de trabalho de pesquisador brasileiro no exterior, missões de trabalho de professores visitantes estrangeiros junto a programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul, missões de estudo de estudantes em instituições estrangeiras e a realização de seminários e workshops junto a programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul e submissão de um projeto de pesquisa conjunto para uma agência de fomento internacional.

Com um período de execução de 30 meses o Programa de Internacionalização prevê a aplicação de até R$ 6 milhões de reais em recursos financeiros provenientes do orçamento da FAPERGS, visando apoiar propostas com valor até R$ 100 mil reais para cada projeto selecionado.

A submissão das propostas poderá ser realizada através do SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br)  de 3 de dezembro até 15 de fevereiro.

Link para o edital:   Edital (.pdf 439,98 KBytes)