Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado consolida participação na Rio Content Market com resultado de R$ 3 milhões

Estande coletivo em feira de produção de conteúdo audiovisual bate recorde de negócios

Publicação:

Por Bianka Nieckel
A edição de 2017 da Rio Content Market marcou a consolidação da participação das produtoras gaúchas neste que é um dos principais eventos de produção de conteúdo audiovisual da América Latina. O balanço de negócios realizados, que acaba de ser finalizado, demonstra alta de mais de 360% no desempenho das 12 empresas que participaram do estande em relação à edição anterior.
Em 2017, os nove negócios fechados durante a feira, que ocorreu em março, no Rio de Janeiro, somaram R$ 3,14 milhões. No ano passado, esse valor havia sido de R$ 850 mil. Isso indica uma consolidação na participação do Rio Grande do Sul, que desde 2014 ocorre em estande coletivo apoiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais. “A oportunidade de participar de um evento do porte do Rio Content Market sendo parte da delegação do RS foi extremamente positiva para nossos negócios. Individualmente, não teríamos fôlego financeiro para ir ao evento com a mesma estrutura”, explica Kiko Ferraz, proprietário da Kiko Ferraz Studios, empresa que participou da Rio Content Market pela segunda vez.
Parceira do Estado na realização do estande, a Fundação Cinema RS (Fundacine), entidade gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Audiovisual, destaca o pioneirismo do Rio Grande do Sul em apresentar um estande coletivo, iniciativa que agora se espalha para outros Estados participantes da feira. A participação no espaço proporciona contato com executivos de canais de televisão, novas mídias, fornecedores, produtores entre outros agentes econômicos do setor audiovisual do Brasil e do mundo.
Mesmo que não se feche negócios durante o eventos, os contatos realizados indicam possibilidades futuras: “A edição 2017 do Rio Content Market foi muito interessante para a Coelho Voador. Como estamos com muitos projetos de longas e séries para TV, tivemos reuniões com outras produtoras, com canais e distribuidoras, que certamente irão ajudar a curto e médio prazo”, afirma Leo Garcia, sócio-diretor da Coelho Voador.
A próxima edição da feira ocorre de 7 a 9 de março de 2018.
Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia