Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia aprova diretrizes estratégicas de inovação para os próximos dez anos no RS

Publicação:

A secretária Kakuta participou da reunião na tarde desta quarta-feira (7)
A secretária Kakuta participou da reunião na tarde desta quarta-feira (7)
 
Objetivo é dobrar a taxa de crescimento do PIB gaúcho
 
O Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia aprovou nesta quarta-feira (07) as diretrizes estratégicas de inovação para o decênio 2018-2028 no Rio Grande do Sul. Na reunião, a presidente do conselho e secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, apresentou a versão final do documento, elaborado ao longo dos últimos meses com a participação de diversos representantes dos setores público e privado, academia e parques tecnológicos. Segundo ela, pela primeira vez o estado possui uma orientação estratégica envolvendo os diferentes atores do Sistema Gaúcho de Inovação - SGI, que passam a ter uma pauta comum. “Nosso objetivo é dobrar a taxa média anual de crescimento do Produto Interno Bruto do estado nos próximos anos, tendo a inovação como fator de desenvolvimento”, afirmou Susana. 
Entre as diretrizes estão a educação para o desenvolvimento de talentos; a ambiência favorável para a inovação e o empreendedorismo; a governança compartilhada de objetivos e responsabilidades; a potencialização de recursos e competências; e a sociedade motivada para desenvolver a inovação. Na reunião, o conselheiro Reges Bronzatti ressaltou a importância da aproximação entre empresas e as universidades. “Nem sempre a pesquisa acadêmica atende às demandas do setor produtivo. É preciso estimular o diálogo entre estes dois polos”, disse ele.
As diretrizes estratégicas de inovação devem ser divulgadas oficialmente em dezembro, durante evento onde também serão apresentados novos fundos de investimento para a inovação no Rio Grande do Sul. Posteriormente, a versão final estará disponível para consulta por meio de uma edição impressa e um Hot Site. O documento será apresentado como pauta na reunião de transição de governo que envolver assuntos relativos à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDECT.
Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia