Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cluster de Saúde tem estande na Feira Medica, na Alemanha, pelo terceiro ano consecutivo

Publicação:

Participação em um dos principais eventos mundiais do setor de saúde será seguida de missão técnica na Holanda
Participação em um dos principais eventos mundiais do setor de saúde será seguida de missão técnica na Holanda
Pela terceira vez, o Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS, sediado no Rio Grande do Sul, conta com estande coletivo na Feira Medica, evento do setor de saúde que se configura como um dos principais pontos de encontro para a realização de negócios no mundo. Quatro empresas gaúchas expõem seus produtos e serviços na feira, que ocorre em Düsseldorf, na Alemanha, de 12 a 15 de novembro. A viagem inclui também uma missão técnica para a Holanda.
Bee IT, Biotecno, KeD Tecnologia e Sitmed Life Transport são as expositoras participantes dessa ação, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). “O Estado apresenta uma base produtiva de altíssima qualidade, o que torna possível a realização de negócios e parcerias com atores de diversos países”, avalia Sandra Schafer, gestora executiva do Cluster e diretora de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da SDECT.
O espaço, localizado no Pavilhão Oficial do Brasil, é resultado de um aporte de R$ 37,5 mil, realizado pelo Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais. A iniciativa conta com a parceria institucional da Federação das Indústrias do Estado - Fiergs e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae-RS.
Durante a feira, os representantes dos empreendimentos participam também de eventos de negócios. Estão previstos um café da manhã com a comitiva de Minnesota – importante polo de medicina dos Estados Unidos –, um encontro de networking com 500 expositores norte-americanos e ainda um matchmaking com empresas de Israel, entre outros.
Faz parte da comitiva o diretor-adjunto de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da SDECT, Leonardo Neves. “Ações como essa contribuem para uma inserção competitiva das empresas do Rio Grande do Sul em importantes mercados internacionais, além de proporcionar acesso a aprimoramento tecnológico e qualitativo da produção gaúcha”, afirma Neves.
Após o evento, a delegação do Estado, que conta ainda com mais de 10 empresas prospectoras que estão presentes na Medica, segue para uma missão técnica na Holanda, a convite do governo local. O crescimento do Cluster – que conta atualmente com mais de 200 empresas e 50 instituições, envolvendo cerca de 700 pessoas – chamou a atenção do país durante a Feira Hospitalar, em São Paulo.
No dia 16, na cidade de Enschede, o grupo se reúne com a Twente University – Technical Medical Centre, universidade que conta com laboratório focado em tecnologia médica, e realiza visita à empresa Demcon, fornecedora de produtos e sistemas de ponta, com foco em alta tecnologia e sistemas embutidos, entre outras áreas sensíveis para o setor da saúde.
Saiba mais – Somente no ano passado, a Feira Medica registrou mais de 123 mil visitantes e 5.148 expositores. Antes de começar a participar da feira com estande coletivo, em 2016, o Cluster de Tecnologias para a Saúde-RS já havia estado no evento com uma missão prospectiva.
 
Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia