Badesul Cidades libera R$ 7,7 milhões para cinco municípios

Os financiamentos para obras beneficiarão um universo que envolve quase 60 mil habitantes - Foto: Divulgação SDECT

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Márcio Biolchi, participou nesta quarta-feira, 9, da assinatura de contratos entre o Badesul e prefeituras municipais para obras de infraestrutura que fazem parte do Programa Badesul Cidades. Os financiamentos para Chapada, Inhacorá, Três Arroios, Sarandi e Venâncio Aires somam R$ 7,7 milhões.

Biolchi assinalou que “o Badesul é um dos principais braços operacionais” da Sdect e tem se constituído em um importante instrumento de apoio aos entes públicos por atender às demandas dessas comunidades. Para a diretora-presidente do Badesul, Susana Maria Kakuta, o banco de fomento tem grande contribuição para essas iniciativas que beneficiam expressiva parte da população gaúcha nesses municípios e que receberão melhoria nas áreas de serviços municipais. Os financiamentos para obras beneficiarão um universo que envolve quase 60 mil habitantes.

No município de Chapada, será feito o recapeamento asfáltico no Parque de Máquinas e a sinalização viária que dará acessibilidade em seis vias da cidade, beneficiando em torno de 9 mil habitantes. Pelo município, participaram o prefeito Carlos Catto e a presidente da Câmara de Vereadores, Noely de Castro.

Em Sarandi, o Parque de Máquinas receberá a drenagem pluvial em duas vias, além de capeamento e recapeamento asfáltico, passeio público, sinalização viária e acessibilidade em 11 vias do município. As obras de Sarandi devem beneficiar 12 mil habitantes. Participaram o vice-prefeito, Glauber Kunzler, secretário da Fazenda e Desenvolvimento, Edison Sarturi, o secretário de Administração, Sidnei Piccini, e os vereadores Edson Cezimbra e João Carlos da Silva Alves.

No Parque de Máquinas de Três Arroios, será feita a execução de obras de infraestrutura do distrito industrial e a aquisição de um caminhão. O investimento proporcionará melhorias para cerca de 190 famílias de agricultores. Estima-se gerar mais de 200 empregos diretos. Participaram da audiência o prefeito Lírio Zarichita, o vice-prefeito, Luiz Valdecir Pertuzzatti, e o vereador Rafael Ostrovski.

Em Venâncio Aires, o capeamento asfáltico do Parque de Máquinas e a sinalização viária em 9 vias do município devem beneficiar 35 mil habitantes. Estiveram presentes o prefeito Giovane Wickert, o vice-prefeito Celso Krämer, e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Heinemann.
Em Inhacorá, será construído o Parque de Máquinas com extensão de 1.077,58 m², que beneficiará 2.500 habitantes. Estiveram presentes o prefeito Everaldo Rolim e o vice-prefeito Valtair de Moura.

Valores dos investimentos:
PM de Chapada  - R$ 700.000,00
PM de Sarandi - R$ 2.000.000,00
PM de V.  Aires - R$ 3.984.000,00
PM de Três Arroios   R$ 664.000,00
PM de Inhacorá - R$400.000,00

Programa Badesul Cidades
O Badesul, agência de fomento do Estado, trabalha diariamente para apoiar o desenvolvimento de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, estabeleceu o programa Badesul Cidades que viabiliza aos municípios investimentos em infraestrutura urbana e rural, construção de pavilhões industriais, ginásios de esportes, centros administrativos, postos de saúde, escolas, creches, aquisição de máquinas, equipamentos rodoviários e revitalização de praças.  O programa já financiou, de 2011 até julho de 2017, mais de R$ 404 milhões para que 366 municípios investissem em projetos sociais e estruturais nas mais diversas regiões do Estado, visando proporcionar melhor qualidade de vida para população.